Bolsa.pt

Informações sobre a bolsa de valores.

4 Formas de investir na bolsa

O universo dos investimentos na bolsa é enorme e requer bastante conhecimento por parte do investidor. Se está a pensar em investir, mas não sabe como começar, fique a conhecer as 4 formas mais comuns de investir na bolsa.

Analise bem todas as suas caraterísticas e escolha a forma mais indicada para o seu perfil de investidor.

1. Compra de ações

A compra direta de ações é a forma mais comum e mais referenciada quando falamos de investimentos na bolsa, no entanto, não significa que seja a mais indicada para todos os tipos de investidores.

Na compra direta de ações o investidor escolhe as empresas onde gostaria de adquirir as ações e dá ordem de compra. Nesta caso, todos os gastos com a compra ficam a cargo do investidor, mas também os lucros são apenas do investidor.

Veja um resumo das caraterísticas da compra direta de ações:

2. ETFs - Fundos de índices

Aqui o investidor não compra ações, mas sim quotas de um fundo de investimento. Este fundo agrupa um conjunto de ações distintos, o que permite ao investidor ter uma carteira diversificada com apenas uma compra. O comportamento destas ações é representado pelo seu índice.

3. Clubes de investimento

Os clubes de investimento também são outra forma rentável de investir, pois trata-se de um grupo de pessoas que junta o seu capital para investir. Assim, o valor a investir é muito superior do que fosse apenas um investidor.

Estes clubes de investimento têm representantes e estatutos sociais e são muito bem organizados, de forma que sejam tomadas as melhores decisões.

4. Fundo de investimento em ações

Um fundo de investimento em ações é normalmente gerido por uma entidade bancária e consiste em diversos investimentos em ações. O investidor que compra uma quota deste fundo, está na realidade a compra uma parte de todas as ações geridas por este fundo.

Ao contrário do clube de investimento, ao investir num fundo de investimento em ações, o investidor não tem qualquer influência nas compras que são realizadas.

// Bolsa.pt