Informações sobre a bolsa de valores.

Como se preparar para investir na bolsa.

Está a pensar em investir na bolsa de valores, mas não sabe como começar? Investir na bolsa de valores exige muito do investidor, mas também pode ser bastante recompensador.

Se está preparado para se iniciar como investidor, veja os passos a seguir para se preparar para investir na bolsa.

Prepare o fundo de investimento

Para investir é preciso ter algum dinheiro de parte. O ideal é ter um fundo de poupança que lhe permita viver confortavelmente durante 3 a 5 anos, podendo ser ainda maior se tiver essa possibilidade.

Além do fundo de poupança, o investidor deve ter um fundo reservado apenas ao investimento. Este fundo deverá ser usado exclusivamente para investir e é onde deverá colocar os seus lucros de venda de ações ou dividendos. O ideal é no final de cada ano, retirar uma parte e acrescentar ao seu fundo de poupança, mas claro que isto não é obrigatório e fica à consideração de cada indivíduo.

Quando mais dinheiro tiver, mais conseguirá ganhar, mas o ideal é nunca utilizar o fundo de poupança, pois esse é um dos erros mais comuns do investidor. Por melhor que lhe pareça um negócio cinja-se ao seu fundo de investimento.

O tempo que este fundo demora a preparar depende das suas possibilidades, mas quanto mais cedo começar, melhor.

Informe-se

Reserve uma ou duas horas diárias para aprofundar os seus conhecimentos do mercado. Leia muito, pesquise muito e tente manter-se a par dos mercados, recorrendo a revistas ou páginas da internet da área.

Se ainda não tiver formação financeira, o ideal é também realizar um curso de mercados financeiros para que consiga entender melhor toda a mecânica. Juntamente com os livros, conseguirá ter uma boa base de informação para começar a investir.

Este processo não deverá ser feito rapidamente, mas sim a longo prazo. Estude o possível antes de entrar nos mercados, de preferência acima de um ano.

Teste os seus conhecimentos

Por mais que estude nunca estará imediatamente preparado para o mundo real. Uma boa forma de testar os seus conhecimentos e minimizar os riscos é simular a compra e venda de ações.

Faça todo o processo de investimento na bolsa, mas sem realmente investir. Simule a compra, decida quando vender, etc., e verifique os seus resultados.

Com este exercício simples, vai poder ter uma experiência em primeira mão das dificuldades que poderá encontrar. Comece por uma carteira pequena e vá aumentado conforme se sentir confortável.

Defina a sua estratégia e escolha a sua corretora

Quando já tiver o seu fundo de investimento pronto e depois de ter investido em papel durante alguns meses é altura de dar o próximo passo. Tenha em atenção que este processo varia de pessoa para pessoa, se após um ano ainda não se sentir preparado, então deve continuar a simular. Dê o próximo passo apenas quando se sentir preparado.

Defina a sua estratégia enquanto investidor e escolha a corretora que melhor se adapte a si. Procure por opiniões e verifique as taxas e comissões tendo em conta o seu estilo de investimento.

© 2024 Bolsa.pt – Privacidade e Termos