Informações sobre a bolsa de valores.
Se está preparado para se iniciar como investidor, veja os passos a seguir para se preparar para investir na bolsa.
Para investir é preciso ter algum dinheiro de parte. O ideal é ter um fundo de poupança que lhe permita viver confortavelmente durante 3 a 5 anos, podendo ser ainda maior se tiver essa possibilidade.
Além do fundo de poupança, o investidor deve ter um fundo reservado apenas ao investimento. Este fundo deverá ser usado exclusivamente para investir e é onde deverá colocar os seus lucros de venda de ações ou dividendos. O ideal é no final de cada ano, retirar uma parte e acrescentar ao seu fundo de poupança, mas claro que isto não é obrigatório e fica à consideração de cada indivíduo.
Quando mais dinheiro tiver, mais conseguirá ganhar, mas o ideal é nunca utilizar o fundo de poupança, pois esse é um dos erros mais comuns do investidor. Por melhor que lhe pareça um negócio cinja-se ao seu fundo de investimento.
O tempo que este fundo demora a preparar depende das suas possibilidades, mas quanto mais cedo começar, melhor.
Reserve uma ou duas horas diárias para aprofundar os seus conhecimentos do mercado. Leia muito, pesquise muito e tente manter-se a par dos mercados, recorrendo a revistas ou páginas da internet da área.
Se ainda não tiver formação financeira, o ideal é também realizar um curso de mercados financeiros para que consiga entender melhor toda a mecânica. Juntamente com os livros, conseguirá ter uma boa base de informação para começar a investir.
Este processo não deverá ser feito rapidamente, mas sim a longo prazo. Estude o possível antes de entrar nos mercados, de preferência acima de um ano.
Por mais que estude nunca estará imediatamente preparado para o mundo real. Uma boa forma de testar os seus conhecimentos e minimizar os riscos é simular a compra e venda de ações.
Faça todo o processo de investimento na bolsa, mas sem realmente investir. Simule a compra, decida quando vender, etc., e verifique os seus resultados.
Com este exercício simples, vai poder ter uma experiência em primeira mão das dificuldades que poderá encontrar. Comece por uma carteira pequena e vá aumentado conforme se sentir confortável.
Quando já tiver o seu fundo de investimento pronto e depois de ter investido em papel durante alguns meses é altura de dar o próximo passo. Tenha em atenção que este processo varia de pessoa para pessoa, se após um ano ainda não se sentir preparado, então deve continuar a simular. Dê o próximo passo apenas quando se sentir preparado.
Defina a sua estratégia enquanto investidor e escolha a corretora que melhor se adapte a si. Procure por opiniões e verifique as taxas e comissões tendo em conta o seu estilo de investimento.