Informações sobre a bolsa de valores.
Se tiver ações de apenas uma empresa o seu risco total irá ser muito superior do que se tiver 10 empresas diferentes na sua carteira.
Principalmente para o investidor iniciante é muito importante ter uma carteira diversificada, aprenda como o fazer de forma correta.
Quando se fala em carteira diversificada não significa que tenha que comprar imensas ações diferentes. Enquanto pode parecer simples comprar várias ações, o investidor tem que ter um plano de investimento onde define que tipo de ações comprar.
Ter imensas ações diferentes, mas todas com o mesmo risco não vai ser positivo para a sua carteira.
Antes de começar a comprar, elabore um plano de investimento que contemple uma carteira diversificada e equilibrada.
Deve também evitar comprar ações de última hora que não estavam incluídas no seu plano, pois na grande maioria dos casos, estas compras impulsivas podem ter resultados desastrosos.
Quando define a sua carteira de ações deve ter o cuidado de evitar ações relacionadas. Isto é, se comprar ações de empresas que historicamente têm subidas e descidas na mesma altura, condicionadas pelos questões externas, então terá uma carteira quase unânime.
O ideal é comprar ações de indústrias/mercados que não estejam relacionados, pois se determinado mercado sofrer uma grande perda, as suas outras ações não serão afetadas.
A questão do relacionamento nem sempre é assim tão óbvia, por isso deve avaliar muito bem as ações antes de construir a sua carteira.
Se possuir ações não relacionadas é importante, ter ações de diferentes riscos também o é. Existem vários tipos de ações, umas com um risco mais elevado enquanto outras são mais conservadoras.
Quando constrói a sua carteira, deve ter incluir vários tipos de ações, ações de risco elevado e ações de risco baixo. Ainda que seja tentador ter apenas ações de alto risco, pois são estas que também oferecem o maior lucro, é arriscado confiar todo o seu investimento em algo com um risco elevado.
O ideal é possuir também ações de baixo risco que vão sempre garantir algum rendimento, mesmo quando existem perdas nas ações de alto risco.
Ao juntar vários tipos de ações o investidor consegue uma carteira diversificada, mas também mais equilibrada, que independentemente dos resultados conseguirá evitar apresentar um resultado drástico.
Sempre que tenha disponibilidade de capital para reinvestir continue a comprar ações e a diversificar a sua carteira.
A sua carteira de ações deve ser equilibrada, mas também ágil para que se possa adaptar às mudanças do mercado.
Se reparar que determinado grupo de ações já não se adequa à sua carteira, troque por outras ações mais indicadas, mas continue sempre a reinvestir e diversificar.
Um dos grandes erros do investidor é focar-se apenas em ações que já o fizeram lucrar bastante, esquecendo a diversificação da carteira.
Lembre-se que uma carteira equilibrada e diversificada poderá ser a sua âncora em tempos mais difíceis.