Informações sobre a bolsa de valores.

Perigos em investir na bolsa

Investir na bolsa pode ser uma das atividades mais rentáveis, mas além de atrativa, também pode ser perigosa.

Investir na bolsa exige um grande conhecimento dos mercados financeiros ou um grande acompanhamento por um consultor de confiança.

Se pensa investir da bolsa de valores, deve ponderar as vantagens em investir, mas também os perigos.

Veja os riscos a considerar antes de decidir investir.

Desvantagens mais comuns em investir na bolsa de valores

Um investidor experiente e com um grande conhecimento tem pouco ou nenhum risco ao investir na bolsa, mas até conhecer o mercado ao pormenor, é necessário ler muito e praticar bastante sem realmente adquirir ações.

Fique a conhecer as desvantagens que afetam principalmente o investidor iniciante:

Perigo de Perda

Este é sem dúvida o perigo mais óbvio, mas também aquele que poderá causar mais danos.

Ao adquirir uma ação o investidor tem pouco risco desde que consiga manter a ação até à sua maturidade, no entanto, isto nem sempre é possível, ou mesmo óbvio e aí o investidor começa a perder dinheiro.

Se por algum motivo tiver que vender as suas ações quando o mercado estiver em baixo pode ter prejuízos significativos.

Se estiver a negociar warrants pode mesmo perder todo o investimento inicial e é por este motivo que é importante ter uma carteira diversificada, pois assim consegue reduzir o risco global dos seus investimentos.

Gestão de Carteira

A escolha dos investimentos que tem em carteira é algo muito importante e que requer bastante ponderação.

É vital saber manter um ponto de equilíbrio entre investimentos de baixo risco e baixo lucro e investimentos de alto risco e de alto lucro. Esta gestão é trabalhosa e requer bastante tempo por parte do investidor.

É ainda aconselhável, para o investidor iniciante, conseguir alguma orientação por parte de um consultor financeiro, nunca esquecendo que a decisão final deverá ser sempre sua.

Investimento de tempo em aquisição de conhecimentos

Para investir é necessário conhecer o mercado financeiro e aqui não existem atalhos.

O ideal será antes de investir ler bastante sobre o assunto e tentar integrar-se o mais possível nestes mercados. Este processo é algo lento, pois requer a interiorização de termos técnicos e conhecimentos avançados.

Mesmo que tenha o auxilio de um consultor financeiro, convém ter os seus próprios conhecimentos, pois afinal o investimento é seu e a decisão de quando comprar/vender é sempre sua.

Como minimizar os riscos?

É praticamente impossível eliminar todos os riscos quando investe na bolsa, pois caso contrário se transformaria num negócio acessível a todos, mas pode tentar precaver algumas desilusões financeiras.

Veja algumas dicas para minimizar os danos:

Praticar em papel antes de passar à ação

Isso mesmo, basicamente finge que está na bolsa, compra ações, decide quando vender, etc., e acabar a analisar os seus resultados. Se estes forem muito negativos, então talvez deva rever os seus conhecimentos.

Constante aprendizagem

Ler muito antes de começar a investir é bom, mas tem que continuar este processo. Escolha um jornal financeiro e leia-o sempre que possível. Tente manter-se a par de todas as novidades.

Não caia nas dicas infalíveis

Não existe tal coisa nas ações! Normalmente tratam-se de conselhos que acabam por resultar mal, o mercado nem sempre é previsível e muitas dessas dicas são o oposto da verdade para levar o investidor a perder dinheiro.

© 2024 Bolsa.pt – Privacidade e Termos