Informações sobre a bolsa de valores.

Usar um consultor financeiro para investir na bolsa

Por vezes a forma mais rápida de começar a investir na bolsa é recorrer a um bom consultor financeiro para o auxiliar.

Este consultor financeiro é alguém com vasta experiência nos mercadores financeiros que estará bem informado para lhe fornecer conselhos sobre investimentos em ações.

O que faz um consultor financeiro

Quando começa a investir na bolsa, mesmo que tenha conhecimento dos mercados financeiros, surgem sempre algumas dificuldades, algumas dúvidas em que o consultor financeiro o poderá auxiliar. Se não tem conhecimentos financeiros profundos, então o consultor acabará por também indicar quais as ações em que deve investir e quando.

Juntos poderão traçar o plano de investimento adequado ao seu perfil, pois o consultor experiente saberá antever as dificuldades e assim definir um plano adequado ao seu caso específico.

Além do plano de investimento, o consultor também o auxiliará noutras questões financeiras, como o orçamento que deve ser definido para poupança, os seguros que deve realizar e ainda a melhor forma de elaborar um plano fiscal.

Resumidamente, um consultor financeiro é alguém que o poderá guiar e auxiliar em todas as etapas de um investimento na bolsa.

Taxas cobradas

Todos os consultores financeiros cobram taxas pelos seus serviços de consultoria, mas nem todos o fazem da mesma forma. Enquanto que uns cobram uma comissão sobre cada investimento que realiza, outros cobram anualmente uma percentagem dos ativos que gerem para o cliente.

Antes de se comprometer, deve solicitar que todas as taxas e valores a pagar lhe sejam explicadas e, caso aceite, firmadas por contrato escrito.

Como escolher o consultor financeiro correto

Escolher o consultor financeiro indicado é um dos passos mais importantes quando investe na bolsa. O seu consultor vai ser a pessoa que lhe dá conselhos a nível de investimentos, é ele que vai dar destino ao seu dinheiro, portanto convém que seja alguém de confiança e com conhecimentos comprovados.

Efetue uma pesquisa longa e tenha em conta os seguintes pontos:

  • Valores cobrados
  • Experiência comprovada na área
  • Conhecimentos
  • Valor de faturação anual

Além disto, deve ainda tentar obter opiniões de outras pessoas relativamente a esse consultor. Demore o tempo necessário a escolher o consultor certo, pois é um parceiro de extrema importância.

Cuidados aos confiar os seus investimentos

Por melhor que seja o seu consultor financeiro, a decisão de comprar e vender é sempre sua, por isso, deve estar bem preparado para investir na bolsa.

O consultor vai efetuar recomendações, mas uma vez que o dinheiro investido é seu, deve ter alguns conhecimentos que lhe permitam avaliar o conselho.

Normalmente os consultores financeiros recebem parte do lucro, portanto é expectável que tentem sempre fazer o melhor para o cliente, no entanto, se perder, você será o principal lesado.

Se por algum motivo tiver dúvidas das recomendações, é preferível não avançar e pedir uma segunda opinião.

Nunca aceite qualquer ação sem a analisar primeiro! O consultor recomenda, mas cabe-lhe a si a palavra final. Se não estiver satisfeito com o seu consultor financeiro atual, não tenha receio de mudar, pois é um parceiro em que vai querer ter toda a confiança.

© 2024 Bolsa.pt – Privacidade e Termos