Informações sobre a bolsa de valores.

Como interpretar gráficos de mercado de ações

Uma das áreas fundamentais aquando do investimento na bolsa é a análisa dos gráficos de mercado de ações. Como tal, iremos indicar-lhe como interpretar esses gráficos e obter o máximo de informação possível para que assim possa fazer um investimento mais informado.

Visão global

Os investidores contam com gráficos do mercado de ações de modo a seguir e antecipar os movimentos de preço das ações que compram e vendem. Os investidores que compram e mantêm ações por curtos períodos de tempo e que precisam de analisar tendências de preço a curto prazo usam principalmente gráficos de ações. Um gráfico de ações pode parecer confuso no início. Com algumas dicas, é possível aprender rapidamente a ler toda a informação disponível num gráfico de ações.

Aspeto do gráfico

A informação identificativa de um gráfico de ações está localizada no topo. Poderá ver a data na qual o gráfico foi feito e o símbolo abreviado da ação, como por exemplo DAL para Delta Airlines. Os preços mais altos, os mais baixos e os de encerramento do dia encontram-se juntamente com o volume de ações negociadas no dia. Os gráficos de ações podem contemplar as negociações de apenas um dia, de algumas semanas ou vários anos. Muitos gráficos têm ainda outras informações como os preços médios para os 30,60 ou 90 dias anteriores.

Gráfico de preços

O gráfico de preços está localizado no meio do gráfico de ações. Este gráfico poderá ter uma linha irregular ou uma série de barras adjacentes chamadas de candlesticks, que estão descritas no parágrafo seguinte. Se o gráfico de preços estiver a apontar mais ou menos para o canto superior direito do gráfico, o preço das ações tem tendência a subir. Se o gráfico estiver a apontar para o canto inferior direito, o preço tem tendência a descer. Em muitos gráficos, o preço de ações aproxima-se do mesmo valor alto várias vezes e continua a descer. A isto se chama um nível de resistência. Os níveis de resistência indicam que os investidores pensam que as ações não irão continuar a aumentar; e portanto param de comprar. A procura reduzida leva a que o preço comece a cair. Quando se verifica uma ação com tendência a cair para um preço em particular e depois revertendo a direção varias vezes, o preço baixo é chamado de nível de suporte de preço. O nível de suporte refere-se ao ponto no qual a procura, por parte dos investidores por ações de preços baixos, é suficiente para levar o preço a subir novamente.

Candlesticks

Pequenas barras são utilizadas nos gráficos de ações _candlestick_ de modo a fornecer mais informação. O comprimento da barra refere-se à diferença entre os preços de abertura e os preços de encerramento e a cor diz-nos se as ações subiram ou desceram nesse dia. Normalmente uma barra branca indica ganho e uma barra colorida indica perda. Quando a ação sobe, o topo da barra indica o preço de encerramento e na base o preço de abertura. No entanto representará o inverso caso a ação tenha perdido valor nesse dia. Linhas curtas que se estendem abaixo e acima da barra indicam os preços altos e baixos do dia.

Volume

Um gráfico de barras na base do gráfico de ações regista o número diário de ações negociadas. Quanto mais alta a barra, mais as ações foram trocadas. Os investidores prestam muita atenção a mudanças no volume de trocas de ações, uma vez que um aumento ou pico súbito no número de ações negociadas geralmente significa que se irá dar uma reversão da tendência atual do preço da ação. Isto ocorre quando os investidores tendem a mudar a sua posição de compradores para vendedores, ou vice-versa, ao mesmo tempo, levando a um aumento do número de transações fora do normal.Como interpretar gráficos de mercado de ações

© 2024 Bolsa.pt – Privacidade e Termos