Informações sobre a bolsa de valores.

Ações na bolsa de valores – O que são e como comprar

Investir em ações na bolsa de valores pode ser um negócio rentável e muito aliciante. Se está a pensar em investir o seu capital em ações, fique a saber o que são, quais as vantagens de ser investidor e como começar a investir.

O que são ações?

Para poder investir em ações na bolsa de valores é preciso primeiro conhecer bem este mercado. As ações são títulos emitidos pelas sociedades anónimas (S.A.) que são empresas de elevada dimensão. Estes títulos representam uma parte do capital da empresa e quem os detém passa a ser acionista dessa mesma sociedade.

Estas ações na bolsa de valores podem ser adquiridas por qualquer pessoa e ganham ou perdem valor consoante a cotação da sociedade anónima na bolsa de valores.

Podem ser compradas quando o desejar e posteriormente vendidas se assim o entender. A estratégia comum é comprar quando as ações estão com o seu valor baixo e vender quando este aumenta. No entanto, ficar com as ações também pode oferecer algumas vantagens, saiba quais são!

Vantagens das ações na bolsa de valores

Deter ações de determinada empresa cotada na bolsa de valores, confere-lhe direitos sobre essa mesma empresa. Quantas mais ações possuir, maiores serão as suas regalias.

  • Ter direito a votar nas assembleias de acionistas (neste caso existe um número mínimo de ações para poder ter direito a votar)
  • Receber parte dos lucros da empresa aquando a distribuição de dividendos
  • Receber informação atualizada e priveligiada sobre os negócios da empresa para que possa também avaliar o seu investimento
  • Caso a empresa seja dissolvida irá receber o capital proporcional às suas ações

Como comprar ações

Qualquer pessoa pode comprar ações na bolsa de valores, no entanto, são necessárias algumas condições:

  • Reunir o capital necessário
  • Abrir uma conta-títulos e depositar o capital pretendido
  • Optar por uma corretora ou por um banco
  • Dar a ordem de compra

O primeiro passo para comprar ações é reunir o capital necessário. Apesar das ações terem um custo baixo, os verdadeiros ganhos apenas surgem na compra de um elevado número de ações, preferencialmente em várias companhias diferentes. O valor que reservar para investir deve sempre ser independente da sua conta corrente, ou seja, deve ter duas contas distintas, uma para as suas despesas pessoais e outra para os seus investimentos.

De seguida terá que abrir uma conta-títulos que pode abrir diretamente com a corretora ou no seu banco de preferência. No último caso, esta ficará associada à sua conta à ordem, mas com um número distinto.

Após ter o capital e a conta aberta, deve escolher realizar os seus investimentos através de uma corretora ou banco. Avalie taxas e custos para o seu caso pessoal de forma a conseguir tomar a melhor decisão.

Finalmente, está pronto para começar a investir! Escolha a sociedade anónima onde pretende comprar ações, estabeleça a quantidade e dê a ordem à corretora ou banco.

A partir daqui apenas terá que estar atento aos seus investimentos!

© 2024 Bolsa.pt – Privacidade e Termos