Informações sobre a bolsa de valores.

Vantagens em investir na Bolsa

Quem tem algum dinheiro de lado tem basicamente três opções: gastar, guardar ou investir.

Enquanto gastar pode parecer a opção mais interessante, investir é a opção que lhe trará benefícios a longo prazo. Ao guardar o seu dinheiro, num banco ou noutro local, está a perder a oportunidade de ganhar algo com ele. Se depositar 1000€, 3 anos depois apenas terá 1000€ e com a taxa de inflação esse dinheiro valerá menos do que quando o depositou, enquanto se investir, pode ter muito mais.

Se já pensou em investir, mas ainda tem dúvidas, fique a conhecer todas as vantagens em investir na bolsa.

Principais vantagens em investir na bolsa de valores

Investir na bolsa de valores oferece uma série de vantagens que podem ser tentadoras para quem tem algum dinheiro e pretende fazê-lo crescer.

Aumento de Capital

Quem investe tem como objetivo aumentar o seu capital e ao investir na bolsa recebe lucros de duas formas: das ações que vêm o seu valor aumentar e dos dividendos que são distribuídos pelos acionistas das empresas, normalmente uma vez ao ano.

Não necessita de grande investimento

Não existe um mínimo de valor que tenha que investir. Pode começar com valores baixos e ir aumentando a compra conforme se sentir confiante e com condições de aumentar. No entanto, convém sempre ter uma poupança de reserva e não usar esse dinheiro para investir. Apesar de ter imensas vantagens, investir na bolsa é um negócio de risco e devemos estar preparados para alguns contratempos.

Sem obrigações

Pode comprar e vender quando pretender, não existe nenhum período mínimo de permanência, aliás, se quiser até pode comprar e vender no mesmo dia. Ao contrário de outros ramos, como o ramo imobiliário, nas ações o investidor tem o capital imediatamente disponível caso pretenda vender. Assim, se surgir alguma urgência financeira, poderá sempre vender os seus ativos.

Benefícios Fiscais

Alguns planos contam com benefícios fiscais que acabam por permitir recuperar algum do valor investido. No entanto, em Portugal esses valores não são significativos, por isso, apesar de ser uma mais-valia, não deverá ser um ponto fulcral na sua decisão de investir ou não.

Contribuição para o crescimento

Ao investir na bolsa de valores e ao mesmo tempo que ganha dinheiro, está também a contribuir para o desenvolvimento da economia em geral e da empresa a quem comprou ações.

Possibilidade de diversidade

Existem vários tipos de investimento, uns mais perigosos, mas com mais hipótese de rentabilidade e outros mais controláveis, mas com menos lucro. O investidor pode diversificar a sua carteira de forma a conter diversos tipos de investimento, minimizando assim os riscos gerais. Ao combinar diferentes investimentos aumenta a probabilidade de alguns negócios em que existiu prejuízo sejam compensados por outros investimentos.

Conte com a ajuda de um consultor financeiro

Se é iniciante na compra e venda de ações, pode recorrer a um consultor financeiro para conseguir obter todas as vantagens para si. Um consultor financeiro poderá até avaliar o seu orçamento familiar e indicar qual o valor a investir e qual o valor a manter em poupança de baixo risco.

© 2024 Bolsa.pt – Privacidade e Termos